9 de agosto de 2008

Galeria de Fotos 1 - Teixeira de Pascoaes







Raramente os escritores são associados a questões relacionadas com os automóveis e poucas pessoas saberão que Teixeira de Pascoaes foi um grande apaixonado pelos automóveis.
O automóvel ficou marcado nos seus livros estando presentes em duas das suas obras de referência: "A Beira (Num Relâmpago)", de 1916, em que o destino foi Arganil para um "vertiginoso e futurista passeio de automóvel", a bordo de um "Fraschini", e no "Duplo Passeio", publicado em 1942, a partir de um passeio iniciado em Julho de 1937, num Lancia, na companhia de Ãngelo César e de António Duarte.
N' "A Beira (num relâmpago)" escreveu: "Viajar em auto é correr mundo, a cavalo num relâmpago." "O Duplo Passeio" haveria de ficar célebre pela evocação de Cristo em Travassos e pelo diálogo entre o poeta e lobo.


Pascoaes tirou a carta em Lisboa em Abril de 1926 e o 1º carro foi um Jean Gras, de cor verde, adquirido a um neto de Pinheiro Chagas. Tinha 7 lugares, 12 cavalos, e custou 26 contos e 400 escudos.


O 2º carro de Pascoaes foi um Panhard&Levassor, cor de mel, um verdadeiro carro de "sport", descapotável, adquirido em 1927, matrícula N-4209, a que o poeta chamava o Besoiro por ter a forma e a cor daqueles insectos.

Dois anos depois ofereceu o Panhard ao irmão mais novo, Álvaro.


Deixamos aqui 3 fotos que atestam esse gosto de Teixeira de Pascoaes pelo automóvel.

PB

1 comentário:

Jesus Carlos disse...

Caro amigo, quem é o autor (ou autores) das fotos, e qual a data das mesmas.

Saudações.